domingo, 3 de abril de 2011

Preconceito contra os negros ou apenas um mal-entendido?

Na última segunda-feira dia 28 de março, o programa CQC da Band mostrou no quadro "O povo quer saber" uma entrevista com o deputado Jair Bolsonaro (PP - RJ) em que as perguntas eram feitas não por um repórter do programa, mas pela população. Uma dessas pessoas foi a cantora/atriz Preta Gil que fez a seguinte pergunta: "Se seu filho se apaixonasse por uma negra o que você faria?" Ele respondeu de forma áspera e indecorosa que ele não corre esse risco, pois seus filhos foram muito bem educados. O que ele quis dizer com essa afirmação? Preconceito explícito ou apenas entendeu mal a pergunta de Preta?
Bom, o fato é que depois que o advogado dela declarou que iria ajuizar uma ação contra ele no Ministério Público por discriminação racial e homofóbica, além de entrar com uma representação na Câmara dos Deputados para que seja apurado a falta de decoro parlamentar dele, Bolsonaro veio à imprensa se defender. Alegou que confundiu a pergunta e entendeu referir-se aos gays. Mas e os negros são melhores que os gays? Então ele não foi preconceituoso contra os negros, mas é declaradamente contra os gays? Constitui discriminação do mesmo jeito, ele só mudou o alvo.
É inadmissível que um representante do povo e do Estado Brasileiro que denominam de democrático, tenha esse comportamento discriminatório. Mesmo que ele tenha entendido errado a pergunta, não lhe dá o direito de desrespeitar e humilhar quem quer que seja. A constituição é clara e não permite esses abusos, ele mais que ninguém deveria saber disso e deveria lutar por igualdade de direitos e não estimular, acentuar essa prática tão repugnante que é o preconceito.
Precisamos escolher melhor nossos representantes, agora mais do que nunca. Pois estamos passando (e não é de hoje) por uma série de mudanças que precisam ter suas ações regulamentadas no nosso ordenamento jurídico: o aborto, a questão da profissionalização da prostituição, a legalização das drogas, os homossexuais, enfim, são questões complexas que precisam de pessoas capazes, competentes e psiquicamente saudáveis para discutí-las e decidir o melhor pro nosso país. Uma pessoa que diz que se um filho é gay é porque faltou-lhe "porrada", que as pessoas que pegam AIDS por "vadiagem" não é problema do Estado e que apoia a Ditaura Militar precisa seriamente fazer algum exame psicológico pra comprovar sua sanidade mental. Agora é preciso saber se alguma providência será tomada contra este senhor ou este caso vai ser mais um escondido pra debaixo do tapete.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Recadinho...

Deus coloca uma vírgula onde existe um ponto final... Pra nós podermos ter a sensação de que é o fim, mas Deus decide que alí será o recomeço! Acredite em Deus, tenha fé!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"O ano termina e nasce outra vez..."

Mais um ano está começando e com ele novas promessas, sonhos, esperanças, votos de paz, prosperidade e felicidades. O Natal passou e você já reviu aquele seu parente que mora distante, já pediu desculpas a sua vizinha chata e intrometida (afinal de contas você não quer começar um ano brigada com alguém), recebeu na sua casa aquela pessoa não muito querida, ganhou a camisa oficial do seu time ou aquela maquiagem que você tanto queria e que não podia comprar naquele momento, ganhou também um pano de prato ou um barbeador elétrico que pouco vai mudar na sua vida e que você queria até trocar, mas que por causa dos bons modos guardou o presente e disse: “- Que ótimo, era o que eu estava precisando!”

Chega o Ano Novo (quase) todos se reúnem mais uma vez e a meia-noite todos se abraçam desejando felicidades e um bom ano novo...

Toooodo aaaano é do mesmo jeito... Mas de que adianta tudo isso se logo depois as coisas voltam ao “normal” e as pessoas esquecem o que fizeram, o que disseram, desejaram?

Não vou negar que gosto muito dessas datas, mas será que é necessário uma data como o Natal ou o Ano Novo pra se pedir desculpas, para amar, para presentiar, para aconselhar, retribuir um gesto de carinho, fazer as pazes, visitar quem está longe, ou ligar pra apenas dizer: “Estou aqui quando precisar”. É muita hipocrisia desejar o bem da boca pra fora pra quem você não quer bem, é muita covardia se esconder atrás de uma data pra dizer: “eu te amo”, “me perdoa?”. O ano inteiro está aí, está começando agora: ame mais, visite mais, perdoe mais, ajude mais, faça de cada manhã da sua vida um Natal, com Jesus renascendo no seu coração e te iluminando assim como o sol faz com a terra. Faça de cada noite, um Ano Novo cheio de fogos, abraços e recomeço, assim como a madrugada transforma a escuridão da noite, na claridade do dia.

Feliz 2011 a todos!

E principalmente que seja um ano sem desgraças, desabamentos, soterramentos, enchentes, terremotos. Que seja mais que nunca um ano de “Direitos”. Direito a vida, a alimentação, a moradia, a segurança, a educação, a PAZ, PRA TODOS NÓS.

sábado, 20 de novembro de 2010

Mensagem ;D

"Imagine se em algum momento da sua vida, você parasse para responder essa pergunta: 'você é feliz?'. . .
O que você responderia?
Muitos acreditam que a felicidade está no lugar onde se chega, em algo que se conquista, numa vitória, num momento. Cada pôr do sol, cada momento, cada folha que cai, tudo que Ele nos deu reflete o valor da vida. A beleza das coisas efêmeras, o encantamento das relações de amor e afeto, tudo isso nos ensina o que não se aprende nos livros, mas se percebem em cada estação. A presença Dele é refletida em nosso meio, em meio aos relacionamentos, a amizade, aquela que não quer competir. Quando a porta se fecha... Quando a luz se apaga... Quando todos se vão... Quem você vai deixar entrar?"

Texto do teaser de Caroline Celico.

Exame de ordem para médicos?

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe que os médicos recém-formados sejam submetidos a um exame, uma prova, e que somente se aprovados é que estariam aptos a exercer a Medicina. O exame seria feito em duas fases e organizado pelos conselhos federais referentes a cada categoria. Seria um processo equivalente ao do exame de ordem feito pelos formandos de Direito.
Esse projeto (nº 6867/10) foi proposto pelo deputado federal Paes de Lira (PTC-SP) com o argumento de melhorar a qualidade desse profissional que está chegando ao mercado de trabalho sem o mínimo de conhecimento que deveria ter. Ele baseia-se nos dados dos anos de 2007, 2008 e 2009 quando em SP houve uma taxa de reprovação de 56% nos exames com relação a qualidade do ensino médico.
Uma tentativa como essa já havia sido feita em 2006 com o projeto de lei 102/06 da senadora Serys Sihessarenko do PT-MT, mas foi rejeitada pelo também senador Papaléo Paes (PSDB-AP) com os argumentos de que os estudantes de Medicina após 6 anos de estudo não poderiam ser penalizados com essa prova e que esses exames deveriam ser feitos no período do curso e não a seu término. Então eu fico me perguntando o que é pior: o médico submeter-se a um exame para estar autorizado a exercer sua profissão ou pessoas inocentes e dependentes destes profissionais morrerem ou sofrerem algum tipo de trauma (físico ou mental) por que eles não estão aptos a exercerem essa profissão tão árdua e uma das mais importantes, que é cuidar, zelar pela VIDA das pessoas.
O cidadão quando procura um médico vai na esperança de ter seu problema de saúde resolvido, é uma relação de confiança. Mas como confiar numa pessoa despreparada? Deixar que profissionais incapazes ingressem no mercado trabalho, é ir contra, até mesmo, o inciso III do art. 1º que dispõe sobre a dignidade da pessoa humana, pois todos temos o direito e somos dignos de usufruir de uma boa qualidade do sistema de saúde que resguarde e zele pela nossa vida. Direito a vida, direito codificado no art. 5º da nossa Constituição.
O projeto tem que ser aprovado sim, e não mais rejeitado e esquecido à sombra de interesses e de dinheiro sei lá escondido onde, enquanto pessoas morrem vítimas de maus profissionais e até de falsos médicos. Se a qualidade do ensino não é bom, é claro que temos que melhorá-la, mas por que não aliar isso a uma prova que certifique que está a nosso serviço pessoas capazes e competentes? Até quando suas mães vão perder seus filhos por erros médicos de medicação mal administrada, idosos que não recebem a atenção especial que necessitam, até quando pessoas que querem estar VIVAS vão ter suas MORTES decretadas por ignorância, displicência ou desonestidade dos outros?

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os heróis da mina

Venho neste post hoje não para discutir sobre determinado assunto, mas para apenas expressar a minha alegria (e acredito que de milhões de pessoas mundo afora) em ver sair vivos e com saúde os mineiros chilenos que foram soterrados na mina San José no deserto do Atacama no dia 05 de agosto.
Foram 69 dias presos, dias de angústia, desespero, saudade, dúvidas, incertezas, mas dias de esperança também para as famílias e para os mineiros quando começaram a fazer contato com as pessoas na superfície. Eles ganharam uma nova vida, força, energia que os motivavam a sair dali.
As condições que aquelas pessoas estavam eram insuportaveis e os acontecimentos poderiam ter sido piores: as explosões poderiam ter soterrado os mineiros e matado-os, a comida era pouca e eles conscientemente souberam administrá-la, assim como souberam controlar a angústia, o calor, a escuridão, a sujeira, a saudade. Alguém poderia não ter aguentado a pressão e ter cometido suicídio (ou alguém acha que foi simples ficar lá dentro?), e aí justamente quando tudo parece perdido, quando a comida tinha acabado, a equipe de salvamento consegue fazer contato e a esperança se renova. Isso sem contar que poderiam ter ocorrido mais desmoronamentos por causa da região geograficamente instável, ou mesmo por causa das escavações para tentar resgatá-los e para completar, a operação que iria içá-los à superfície poderia não ter dado certo... Mas foi um sucesso!
Não quero e nem vou acreditar que foi coincidência, pra mim isso tem outro nome: Milagre. Milagre de Deus.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Eleições 2010

Este ano de 2010 começou com grande expectativa por parte de dois eventos importantes: um no campo esportivo, a copa do mundo; outro no âmbito político, as eleições. Como a copa já acabou, sobraram agora para os brasileiros uma responsabilidade eleitoral, aquelas “músicas chiclete” nos carros de som e uma poluição visual (nome e número dos candidatos nas paredes das casas) que não se acaba com as eleições.

O primeiro turno ocorrerá dia 03 de outubro e se necessário ocorrerá o segundo para presidente e governadores que já está marcado para o dia 31 do mesmo mês. Os cargos disponíveis para votação são os de: presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distrital. Lembrando que enquanto são eleitos 03 senadores por estado, o número de deputados é diferente para cada estado, pois é proporcional á população local, uma vez que a representa.

Um ponto importante a ser citado é que devido à minirreforma sancionada pelo presidente Lula: os eleitores terão de apresentar o título de eleitor e um documento com foto para que possam ter acesso a cabine de votação. E quem não se encontra em seu domicílio eleitoral, pode recorrer ao chamado “voto em trânsito”. Nesse caso, o eleitor só pode votar em uma das capitais dos 26 estados e no Distrito Federal (apenas para presidente) tem que estar em dia com as obrigações eleitorais e deve se habilitar em qualquer cartório eleitoral até o dia 15 de agosto. Ou podem simplesmente justificar a ausência.

Meu primeiro post no blog foi defendendo a não obrigatoriedade do voto, pois acredito que quem não se interessa e não pesquisa sobre seus candidatos está prejudicando a si e ao país elegendo falsos representantes do povo. Sim, porque presidente, governadores, senadores, enfim são todos os nossos representantes e devem lutar por benfeitorias para nossa vida. Somos nós os contratantes, mas por vezes esquecemos isso e a conseqüência está aí: CORRUPÇÃO. É dinheiro no banco, na carteira, na meia, na cueca, passagens áreas e viagens gratuitas para os corruptos e seus parentes. Tudo custeado por nós. Muitas pessoas vendem o voto para sanar uma dificuldade momentânea: uma prótese dentária, um óculos ou tijolos, entretanto geralmente quem salva alguém de um problema desse, não é o mesmo que ajuda em um problema permanente: emprego, bons hospitais, escolas bem estruturadas. O político que usa da desonestidade para se eleger, não pode tê-la durante seu mandato.

O poder exige conhecimento e sabedoria, que poucos tiveram ou têm no mundo. Talvez em nosso país não haja um sábio desses como candidato. Mas há aqueles sim que fazem muito por seu povo e querem de alguma forma melhorar a vida deles. Por isso, durante a votação, olho no passado do candidato e mão na consciência para fazer bem as escolhas.