
Religião. Para o dicionário é a crença em forças sobrenaturais. Para as pessoas é a instituição que engloba os princípios e rituais dessa crença sobrenatural. Ao longo dos tempos o homem tratou de criar e recriar essas instituições, moldando-as conforme sua época, sua origem e valores, embora muito tenha se resguardado.
Existem hoje muitas “religiões”: o catolicismo, judaísmo, islamismo, protestantismo, hinduísmo, budismo, espiritismo, confucionismo, enfim. Em todas elas há sempre um ou mais seres supremos, deuses que as pessoas glorificam e acreditam ser poderosos, únicos e sábios. Mas há também aquelas pessoas que não acreditam em nada disso. E temos que respeitar. Temos que respeitar toda e qualquer manifestação de fé, ninguém é obrigado a participar do que não quer, mas a respeitar, sim.
O que mais a gente vê pelo mundo são guerras devido às diferenças de crenças e valores entre as pessoas. O que elas não conseguem enxergar é que cada um busca o que lhe faz bem e a religião é isso: é o elo que você cria, é a paz que você busca, é a felicidade que você persegue, é a calmaria, é o conforto, sua paixão, seus valores. Todos têm o direito de zelar e “endeusificar” quem quer que seja ou o que seja. Não há uma verdade absoluta. Ninguém sabe o que aconteceu no mundo antes de nascer. Quem garante que os livros dizem a verdade? Quem garante que o Alcorão ou mesmo a Bíblia são transcritos ipsis litteris do que Alá disse para Maomé e que Jesus a seus discípulos? A manipulação sempre existiu!
Independente do nome que a gente carregue, devemos respeitar a religião de cada um, pois é maneira que cada um encontra pra viver melhor. Não condene as pessoas pelo que elas acreditam ou pela maneira como vivem. Não pense que há deuses diferentes e que um é mais importante que o outro. Só há um Deus! Nós é que o interpretamos de diferentes maneiras e o multiplicamos. Não se prenda a nomenclaturas, sua religião é tudo o que te liga a esse ser supremo, independente do que as instituições pregam. Não precise de santos ou objetos pra se comunicar com Deus. Converse você mesmo com Ele, tenho certeza que Ele irá te escutar. Fique em silêncio, escute a resposta dEle pra você, muitas vezes não vai ser nem um SIM nem um NÃO, apenas um TENHA CALMA, ESPERE. E você esteja pronta pra esperar o tempo de Deus. Mas cuidado! Isso não significa ficar parada e cruzar os braços, esperando que Ele faça tudo, você tem que fazer por merecer. Deus te dá a chave, basta você encontrar a porta certa. Não se sinta na obrigação de ir à missa, ao culto, ou às reuniões toda semana... A casa de Deus tem que ser primeiramente a sua CASA, o seu CORAÇÃO. Deus não tem que estar perto de você, mas dentro de você. Se aproxime dEle, Ele é simples e só que ser seu amigo.
Estava precisando ler um texto desses!! Enquanto as guerras e conflitos por religião, acho que a solução de tudo isso não mistério, é apenas o respeito. O respeito consegue ser hoje, uma qualidade impar em uma sociedade onde a discriminação e o falso moralismo é frenquente! Parabéns.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTambém acredito muito nessas duas palavras: respeito e educação! Obrigada você pelo comentário, querida. Beijo
ResponderExcluir